1 2 3 4

Dicas! Fotos - Como avaliar a sua câmera!


- Esse post é sobre câmeras SLR, Porém, todas as câmera são feitas com a mesma tecnologia ou com tecnologias muito parecidas, então, você com certeza vai encontrar informações valiosas sobre a sua câmera (ou futura) aqui. Não deu para explicar TUDO, porque é muita coisa! Porém, separei o MAIS RELEVANTE, o que importa muito na hora de qualidade! Qualquer dúvida sobre alguma explicação ou outras coisas que não estão aqui, envia por comentário que eu respondo!

Quando vamos comprar uma câmera, é muito importante sabermos seus recursos, e avaliarmos da maneira que acharmos mais vantajoso para nós. Não adianta você comprar uma câmera porque te falaram que ela era boa, você precisa ter cuidado, pois são equipamentos caros (sim, depois de R$ 1.000,00 é caro) e necessita suprir as suas necessidades, mantendo a qualidade impecável. Agora você vai entender todos aqueles códigos estranhos das especificações técnicas da sua câmera!

  • Montagem da lente: Existem três tipos de montagens. Parafuso-enfiado, baioneta e fechamento de fricção. A melhor desses três tipos de montagens é a baioneta, pois permite um alinhamento melhor entre as características mecânicas e elétricas entre a lente e o corpo da câmera. A lente que possui esse tipo de montagem geralmente têm abas (frequentemente três) que se encaixam perfeitamente na placa mecânica da câmera. É como uma chave e uma fechadura. Cada marca de câmera possui um tipo diferente de “chave”, o que torna impossível, por exemplo, uma lente da marca Nikon servir num corpo da marca Canon, salvo por alguns adaptadores que já estão vendendo no mercado.

  • Sensores de imagem:  Existem, atualmente, dois tipos de Sensores de imagens. O CCD e o CMOS. Esses sensores ditam a qualidade de imagem. Essa qualidade é feita apartir da aproximação de pontos que formam a imagem. O CCD possui uma melhor qualidade de imagem, por ter maior sensibilidade e profundidade de cores. Porém, o CMOS não fica para trás, mesmo com menor sensibilidade e profundidade, o CMOS é o ideal para câmeras profissionais, por permitir imagens maiores em troca de um bom custo benefício. Sua qualidade já está presente numa das melhores câmeras da Canon.

  • Pixels: Quanto maior o “MP” de sua câmera, maior será o tamanho da sua imagem. Uma câmera de 10.1MP consegue imagens de tamanho menor, quando impressas, se comparada à uma câmera de 18.1MP. Isso não tem nada haver com qualidade da imagem, ajuda apenas a estabilizar, diminuindo o tremido modifica o tamanho dela, que é apresentado também como “ Área da imagem” e apresenta três tamanhos. (L – Large, M – Medio, S – Smart) É o tamanho em Pixels da impressão da foto. Os pixels efetivos são a quantidade de pixels que você realmente vai usar. Uma câmera pode vim com 10Mp, mas apenas 9MP efetivos. Assim, a marca “inventou” 1Mp para arredondar a quantidade de pixels reais da câmera.

  • Motor de foco automático: Uma câmera com esse motor permite uma quantidade maior de lentes para a utilização do foco automático (AF). Algumas lentes nao possuem AF. É aí que o Motor de Foco Automático entra para salvar o dia! Muitos fotógrafos não gostam de usar o foco automático, mas em um evento,  show, você não vai poder perder tempo procurando focar a imagem, senão pode perder um belo click! Por isso, uma câmera sem Motor de foco automático não permite que uma lente sem AF possua essa ferramenta.

  • Pontos de foco: Existem câmeras com mais de 50 pontos de foco! Eles são mais usados por fotografos de esportes, onde, por exemplo numa corrida, o objeto fica sempre em foco, independente do seu movimento, pois existe um ponto de foco em diversos lugares dessa lente. Isso facilita na agilidade do foco. É algo bastante relevante de acordo com a sua área na fotografia.

  • Processador de imagem: É um chip que vai ditar a qualidade final da foto. Quanto melhor o processador de imagem, melhor a sua qualidade. Cada marca possui um processador diferente. Saiba qual é a sua marca e pesquise sobre o seu!

  • Nº de frames por segundo: É a quantidade de fotos que você pode tirar por segundo! A Canon EOS 600D Rebel T3i tem 3,7 frames / segundo disparo contínuo, comparada com a Nikon D5100 que são 4 frames / segundo disparo contínuo

Agora você já tem uma idéia sobre os itens da sua câmera, e pode medir sua qualidade e a capacidade de suprir suas necessidades!