1 2 3 4

Dicas! Fotos - Como usar o Flash Externo!







O flash eletrônico é o sistema de iluminação artificial mais evoluído que existe, e cada vez tem se tornado mais sofisticado e mais fácil de usar. É um dispositivo que revolucionou a fotografia, e atualmente é uma arma de trabalho dos fotógrafos profissionais.

Assim como todos os equipamentos de fotorafia, você deve saber usar bem o Flash para ter resultados positivos. O mau uso dele pode acabar com suas fotografias! Além de ser necessário alguma noção básica de iluminação, aqui vão algumas dicas de como, quando e onde usar o Flash externo.


SINCRONISMO DO FLASH

Para qualquer flash (externo, portátil, incorporado à câmera...), devemos observar a velocidade de sincronismo, que se refere ao intervalo de tempo entre a abertura do obturador e o disparo do flash. É preciso uma velocidade que dispare o flash no momento em que o obturador esteja totalmente aberto para capturar o máximo de luz.

Caso você ajuste uma velocidade mais rápida que a velocidade de sincronismo, a foto sairá parcialmente tampada pela cortina do obturador. Então, a velocidade de sincronismo é a velocidade máxima na qual podemos operar ao utilizar o flash. Em câmeras SLR, geralmente, esta velocidade está em torno dos 1/200s.

Para contornar esta limitação, alguns flashes possuem uma função chamada "High speed synchro", que permite ao fotógrafo utilizar velocidades bem acima da velocidade de sincronização padrão, como em fotografias ao sol ou fazendo flash de preenchimento, por exemplo. Nestes casos, o obturador não estará completamente aberto no momento do flash, então este é disparado diversas vezes seguidas (visualmente imperceptível) para que sua luz atinja todo o sensor.

- A melhor maneira de usar o Flash é no modo TTL, que ele calcula sozinho a quantidade certa de luz que objeto deve receber.


Sabendo disso, vamos falar um pouco das posições e acessórios para o FLASH.

FLASH DIRETO

Muitas pessoas reclamam do Flash direto, ou seja, com a 'cabeça' virada para o objeto, pois ele causa sombras muito duras. Porém, alguns efeitos ficam bem apenas com o Flash Direto. Um deles é nesta foto abaixo, que eu peguei do DICAS DE FOTOGRAFIA. O flash paralisa o objeto iluminado, mas o fundo continua em alta exposição!


Resolvi fazer também algumas fotografias, no mesmo ambiente, para mostrar à vocês a diferença de iluminação que uma simples diferença de ângulo ou acessório pode causar.

As extremidades ficaram mais escuras que o centro, e dá para notar sombras duras no meu cabelo.
FLASH REBATIDO

Essa é a maneira mais bacana de se obter uma boa iluminação, mais delicada, e sem sombras. Para fazer o Flash Rebatido em lugares fechados, você pode usar o próprio teto. Basta posicionar a cabeça do flash em direção ao teto e bater a foto. É importante que o teto seja branco, pois se for de outra cor, o flash acaba rebatendo esta cor. Para fotos externas, você usa o Rebatedor. Que pode ser comprados em lojas, internet, ou você mesmo pode fazer em casa!

Rebatedor de Flash Externo

Note como as sombras estão bem delicadas. Porém, como meu quarto é rosa, acabou rebatendo um pouco a cor.
FLASH DIFUSO

Em alguns flashes, os difusores já vêm com eles, em alguns casos, você pode encontrar esse acessório em lojas, na internet, ou confeccionar em casa. Ele espalha melhor a luz, levando a iluminação para todos os cantos da foto.

Difusor de Flash Externo

A iluminação da foto ficou completa. Note que todas as extremidades da fotografia estão iluminadas.

E aqui, a diferença de fotografias sem o flash externo, utilizando o flash da própria câmera.

Extremidades escuras, e maior quantidade de luz em apenas uma parte do objeto iluminado (eu..hehe)
Exitem também os FLASHES ANULARES, que acoplam direto na lente e são usados para pequenas distâncias!


Em breve irei postar como fazer um rebatedor e um difusor para o seu flash externo! :)